fbpx
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 08 às 18h
RESERVAS WHATSAPP:
11 98369.9134
WHATSAPP:
19 99705.1590
DAY USE

PORTO FELIZ

Como chegar?

Os principais acessos são pelas Rodovia Presidente Castelo Branco - SP 280 e Rodovia Marechal Rondon - SP 300.

Conheça a cidade natal do Ararita, ao lado de Itu. Depois, veja nosso mapa e descubra como chegar até aqui!

Você sabe onde as araras comem areia? Os índios guaianazes que viviam aqui diziam que era em um grande paredão salitroso, constantemente bicado pelas aves. Foi por causa desse comportamento que a região ganhou o nome Araritaguaba, que significa literalmente “lugar onde as araras comem areia”, e foi nesse lugar que a cidade de Porto Feliz começou a nascer em 1693.

O povoado estava à margem esquerda do rio Anhemby, hoje conhecido como Tietê, a 100 km da cidade de São Paulo. Era uma comunidade simples que cultivava apenas para próprio consumo e assim viveu até meados do século XVIII, quando a descoberta de ouro no Mato Grosso e também em Goiás levou muitos bandeirantes a buscar as riquezas anunciadas. Nessa época também surgiram as monções, expedições fluviais comerciais e científicas que ampliavam as fronteiras do nosso até então pequeno Brasil, ainda muito limitado pelas fronteiras do Tratado de Tordesilhas.

O Porto de Araritaguaba estava muito bem posicionado junto às águas navegáveis do rio e foi ponto de partida de muitas monções por lugares até então desconhecidos. Por causa da alegria, hospitalidade e das grandes comemorações dos habitantes no retorno de cada monção é que a cidade ganhou o nome de Porto Feliz em 1797.

A cidade hoje é um importante centro histórico e cultural, abençoada com mostras de natureza exuberante, como o Paredão Salitroso e o Parque das Monções, construído ao redor do antigo Porto de Araritaguaba. Há também a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, que teve sua construção iniciada em 1750.

Porto Feliz